O aquecimento global é o aumento da temperatura média superficial de nosso planeta que vem ocorrendo nos últimos 150 anos.
As causas apontadas pelos cientistas para justificar este fenômeno podem ser naturais ou provocadas pelo homem. Contudo, cada vez mais as pesquisas nesta área apontam o homem como o principal responsável.
Fatores como a grande concentração de agentes poluente na atmosfera contribui para um aumento bastante significativo do efeito estufa.
No efeito estufa a radiação solar é normalmente devolvida pela Terra ao espaço em forma de radiação de calor, contudo, parte dela é absorvida pela atmosfera, e esta, envia quase o dobro da energia retida à superfície terrestre. Este efeito é o responsável pelas formas de vida de nosso planeta. Entretanto, os agentes poluentes presentes na atmosfera o intensificam ocasionando um aumento de temperatura bem acima do “normal”.
O fator que evidenciou este aquecimento foi à investigação das medidas de temperatura em todo o planeta desde 1860. Alguns estudos mostram ser possível que a variação em irradiação solar tenha contribuído significativamente para o aquecimento global ocorrido entre 1900 e 2000.
Dados recebidos de satélite indicam uma diminuição de 10% em áreas cobertas por neve desde os anos 60. A região da cobertura de gelo no hemisfério norte na primavera e verão também diminuiu em cerca de 10% a 15% desde 1950.
Estudos recentes mostraram que a maior intensidade das tempestades ocorridas estava relacionada com o aumento da temperatura da superfície da faixa tropical do Atlântico. Esses fatores foram responsáveis, em grande parte, pela violenta temporada de furações registrada nos Estados Unidos, México e países do Caribe.
Baseados no texto, no vídeo e nas pesquisas feitas por vocês respondam:
As consequências do efeito de estufa já estão sendo sentidas tanto a nível global como a nível regional (com fenômenos naturais devastadores) afetando em proporção cada vez maior o nosso planeta.
cientes desse problema, que medidas devemos tomar para evitarmos essas mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global?
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
17 comentários:
O aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século.
Anna Maria e Brenda Costa
->Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.
->Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
->Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
->Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
->Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
->Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
->Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
->Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
->Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
->Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
->Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).
Alunas: Mirella Maria e Nathália Xavier
não poluir os rios, as ruas e as matas, e em vez disso, cuidar, respeitar os limites da natureza.
Luane e Lorena
São várias as conseqüências do aquecimento global,como o almento execivo da temperatura,a morte dos seres vivos,florestas queimando,degelo das calotas polares tanto do pólo norte quanto do pólo sul. Nós sentiremos as conseqüencias desses atos no futuro, quando talvez nós, ou nossas próximas gerações vão se prejudicar por nossos atos.
alunos:vitor fialho,gilmar vinicius,pedro sandes.
Devemos ter a conciencia que, brevimente o mundo pode acabar, e que somos os causadores disso.
E que podemos evitar que isso aconteça: Reciclando materiais organicos, vidros, plasticos, papeis, ETC...
O aquecimento Global, pode trazer futuramente varias conseqüencias como: Falta de agua, fome, morte de animais, catastrofes naturais, ETC...
Laura Cavalcanti e Matheus Francisco
O aquecimento global é o aumento de temperatura de todo o planeta Terra, onde ocorre o derretimento de geleiras, provocando a morte de alguns seres vivos. Para combatê-lo
devemos diminuir a exploração da natureza, a poluição do ar e do solo.
Alunas:Isabella Alves e Tainah.
o aquecimento global é causado pela poluiçao geral queimadas e grande excesso de agua desperdissados por nos seres humanos.
alunas:Bianca,Camilla Maria e Hedyvana
´
(CUIDADO COM A DENGUE)
- Nao poluir os rios,mares e lagos
-Evitar usar muito os automaveis por causa da fumaça que sai do cano de escape
-Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).
-Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono
-Etc...
Aluna.Nicolle Queiroga
tópico 10 coisas a fazer para combater o aquecimento global
Evitar o uso da eletricidade para aquecer, mesmo que seja para calefações, torneiras com água quente, máquinas de secar roupa, etc. O desperdicio energético é enorme além de ser uma opção bem custosa. Sempre que possível devemos recorrer a fontes de energia alternativas e renováveis como painéis solares, por exemplo, uma opção cada vez mais interessante e barata se pensarmos que a médio prazo resulta em economia.
Tirar o plug da tomada de aparelhos elétricos que não estejam em uso. Se você não sabe, muitos eletrodomésticos, inclusive as Tvs, consomem eletricidade ainda que estejam desligados. Só para se ter uma idéia nos Estados Unidos são gastos anualmente mas de 1 bilhão de dólares em eletricidade de aparelhos desligados.
Evitar o consumo excessivo de energia tanto para aquecer quanto para refrigerar a casa. Revisar todos os filtros, tampar buracos ou gretas por onde possa escapar o calor ou o frio, especialmente em portas e janelas. Usar ventiladores de teto conjuntamente com o ar acondicionado, e não colocar os termostatos a temperaturas muito baixas nem tão altas.
Estima-se que 11% do consumo de energia no lar é dedicado á iluminação. O uso de lâmpadas fluorescentes compactas de baixo consumo otimiza muitíssimo este aspecto, favorecendo a poupança de eletricidade e distanciando os períodos de troca de lâmpadas. Estas lâmpadas já foram bem mais caras, ainda assim justificando a sua relação custo/economia num breve período. Hoje seus preços estão bem mais em conta, mas evite comprar marcas com procedência chinesa, é jogar dinheiro fora. A adoção de sensores de movimento para a acender automáticamente as luzes em alguns locais da casa pode também representar uma poupança considerável.
Utilizar preferencialmente aparelhos que estejam em acordo com o selo Procel de economia de energia (especialmente, eletrodomésticos). A poupança de eletricidade é significativa ao aumentar drasticamente a eficiência deste tipo de aparelhos.
As geladeiras representam um caso especial, já que é um eletrodoméstico que tem um consumo considerável de eletricidade. O consumidor dever observar quanto for comprar geladeira ou freezer se o produto tem o mesmo Selo Procel de Economia de Energia e em casa evitar abrí-la a todo momento.
Preferir os produtos envasados em vidro ao invés dos de plásticos; evitar no possível os alimentos fracionados em bandejas de isopor ou poliestireno expandido para desanimar a produção desses materiais. Pedir sacolas de papel nos supermercados e panificadoras em lugar de sacolas plásticas, até que por insistência dos clientes em algum dia o estabelecimento abandone o uso do segundo.
Caminhar mais, andar mais de bicicleta para distâncias mais longas, tratar de utilizar os transportes públicos sempre que seja possível, compartilhar o carro com vizinhos ou amigos para ir trabalhar ou levar os filhos à escola. É bom para nossa saúde e nossa vida social.
Aproveitar ao máximo o papel das impressoras, imprimindo em ambas faces de cada folha antes de jogá-las no lixo. Utilizar cartuchos de tinta ou toner reciclados e papel de menor gramatura.
A locução aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século.
Se este aumento se deve a causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas, embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno.
Evitar o uso da eletricidade para aquecer, mesmo que seja para calefações, torneiras com água quente, máquinas de secar roupa, etc. O desperdicio energético é enorme além de ser uma opção bem custosa. Sempre que possível devemos recorrer a fontes de energia alternativas e renováveis como painéis solares, por exemplo, uma opção cada vez mais interessante e barata se pensarmos que a médio prazo resulta em economia.
Tirar o plug da tomada de aparelhos elétricos que não estejam em uso. Se você não sabe, muitos eletrodomésticos, inclusive as Tvs, consomem eletricidade ainda que estejam desligados. Só para se ter uma idéia nos Estados Unidos são gastos anualmente mas de 1 bilhão de dólares em eletricidade de aparelhos desligados.
Evitar o consumo excessivo de energia tanto para aquecer quanto para refrigerar a casa. Revisar todos os filtros, tampar buracos ou gretas por onde possa escapar o calor ou o frio, especialmente em portas e janelas. Usar ventiladores de teto conjuntamente com o ar acondicionado, e não colocar os termostatos a temperaturas muito baixas nem tão altas.
Estima-se que 11% do consumo de energia no lar é dedicado á iluminação. O uso de lâmpadas fluorescentes compactas de baixo consumo otimiza muitíssimo este aspecto, favorecendo a poupança de eletricidade e distanciando os períodos de troca de lâmpadas. Estas lâmpadas já foram bem mais caras, ainda assim justificando a sua relação custo/economia num breve período. Hoje seus preços estão bem mais em conta, mas evite comprar marcas com procedência chinesa, é jogar dinheiro fora. A adoção de sensores de movimento para a acender automáticamente as luzes em alguns locais da casa pode também representar uma poupança considerável.
Utilizar preferencialmente aparelhos que estejam em acordo com o selo Procel de economia de energia (especialmente, eletrodomésticos). A poupança de eletricidade é significativa ao aumentar drasticamente a eficiência deste tipo de aparelhos.
As geladeiras representam um caso especial, já que é um eletrodoméstico que tem um consumo considerável de eletricidade. O consumidor dever observar quanto for comprar geladeira ou freezer se o produto tem o mesmo Selo Procel de Economia de Energia e em casa evitar abrí-la a todo momento.
Preferir os produtos envasados em vidro ao invés dos de plásticos; evitar no possível os alimentos fracionados em bandejas de isopor ou poliestireno expandido para desanimar a produção desses materiais. Pedir sacolas de papel nos supermercados e panificadoras em lugar de sacolas plásticas, até que por insistência dos clientes em algum dia o estabelecimento abandone o uso do segundo.
Caminhar mais, andar mais de bicicleta para distâncias mais longas, tratar de utilizar os transportes públicos sempre que seja possível, compartilhar o carro com vizinhos ou amigos para ir trabalhar ou levar os filhos à escola. É bom para nossa saúde e nossa vida social.
Aproveitar ao máximo o papel das impressoras, imprimindo em ambas faces de cada folha antes de jogá-las no lixo. Utilizar cartuchos de tinta ou toner reciclados e papel de menor gramatura.
Alunas: Natália Leite e Letícia Valença
Camila Queiroz
aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século.
"O AQUECIMENTO GLOBAL"
Alunos:herlley
Rodrigo tenorio
Temos que tratar do meio ambiente para não prejudicalo ainda mais,estudar sobre esse assunto para podermos entender melhor o aquecimento global, devemos planta árvores pois elas e que transformam o gas carbono em gas oxigenio, devemos tratar do assunto do deretimento das geleiras, não devemos destruir o meio ambiente pois a Terra não e uma coisa ela e nossa casa e se a destruirmos nos é que sofreremos. A Terra tem sido agredida, degradada e violentada absurdamente pelo homemóide antiecológico do antropocentrismo filosófico, que poluiu o ar, a água, o solo e a alma. Por isso, ela está doente, está febril e pode morrer a qualquer momento, se não conseguirmos reverter esta marcha nefasta de destruição, imposta pelo homemóide antiecológico.
->Conscientização da população.
->Diminuir a emissão de gases, principalmente o Dióxido de Carbono (CO2) que é eliminado pelos carros, pelas indústrias, pelas queimadas de matas, etc.
->Comece não jogando lixos na rua, ou melhor, comece a adquirir produtos que não sejam derivados de desmatamentos na Amazônia, não desperdice água potável, não façam queimadas, não fume, não polua, e por aí vai, seja consciente, seja responsável pelos seus atos.
"Medidas para combater o efeito estufa são extremamente necessárias e urgentes, custem o que custar, afinal, se nada for feito, sairá muito mais caro para todo o mundo."
Aluna:Maria Luisa.
-Evitar usar muito os automaveis por causa da fumaça que sai do cano de escape
O aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol. paulo victor
da
Postar um comentário