sexta-feira, 23 de maio de 2008

LEIA A REPORTAGEM QUE SAIU EM UM JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO DE NOSSO PAÍS:

Degelo no Ártico acelera e pode aumentar mudanças no planeta
da Efe, em Washington

O degelo no Ártico acelerou-se nas últimas décadas e pode causar uma sucessão de mudanças nas regiões temperadas do planeta, alertam estudos divulgados nesta quinta-feira pela revista "Science".

De acordo com a pesquisa, há quatro geleiras árticas cujo degelo ameaça aumentar o nível do mar. Esse degelo, segundo outro estudo, deve-se à poluição atmosférica.

Segundo Mark Serreze, cientista do Centro Nacional de Dados sobre a Neve e o Gelo na Universidade do Colorado, o desaparecimento do gelo nos mares árticos chegou a um momento "crítico", cujo impacto "não se limitará à região ártica".

"O Ártico perde muito gelo nos meses do verão, e parece que também está gerando menos gelo no inverno", afirmou. E quando o gelo chega a um estado vulnerável, a situação chega a um ponto de desorganização tamanho que é possível que estejamos avançando rapidamente rumo a um Ártico sem gelo, acrescentou.

Serraze disse que, como o aumento das temperaturas registrado nas últimas décadas deve-se à emissão de gases estufa na atmosfera, a curto prazo não se pode prever um fim da diminuição do gelo nos mares árticos.

O cientista lembrou que, em geral, a perda de gelo é associada por muitas pessoas a seu efeito negativo sobre a fauna, especialmente sobre os ursos polares, e a sua responsabilidade para a erosão nas regiões litorâneas do Alasca e da Sibéria.



Outro estudo publicado na "Science", realizado por cientistas da Universidade de Edimburgo e da University College de Londres, dá números mais precisos sobre o degelo. Este, aponta, é de 125.000 milhões de toneladas por ano.

Os cientistas Andrew Shepherd e Duncan Wingham afirmam que esse degelo é suficiente para aumentar o nível do mar em 0,35 milímetro por ano. Como prova, apresentam o caso de quatro geleiras antártidas cujo degelo foi detectado mediante observações por satélite e que constituem uma ameaça para os níveis marítimos.

Essas geleiras, no leste e no oeste da Antártida, provêm de bacias submarinas que fluem nos oceanos e são vulneráveis às mudanças de temperatura, afirmam.

Segundo relatório de cientistas da Universidade Pierre e Marie Curie, em Paris, também publicado pela "Science", o aquecimento global está ocorrendo cada vez com maior rapidez no norte do planeta, e se deve à crescente concentração de gases estufa. As fontes de poluição incluem as da região eurasiana, as emissões de navios e os incêndios florestais, apontam.

A publicação dos estudos coincidiu com uma reunião científica na cidade de Hannover, Estado americano de New Hampshire, para determinar o impacto do aquecimento global.

Segundo os cientistas, o aquecimento é maior em torno da linha do Equador, mas as mudanças que produz nessa altura são menos dramáticas que as que ocorrem nos pólos.

As conseqüências das mudanças climáticas, dizem, afetarão todos os habitantes do planeta, cada aspecto da vida humana, e ninguém poderá evitá-las.

Baseado na reportagem acima, onde fala de uma das principais conseqüências do aquecimento global (tema esse já abordado em postagens anteriores), responda:

Os impactos ambientais causados pelo aquecimento global já são evidenciados no presente e tende a piorarem se não procurarmos medidas e hábitos que possam contribuir para a melhoria do planeta. Que medidas devemos adotar para que as mudanças climáticas não afetem tanto o nosso meio ambiente?

11 comentários:

Anônimo disse...

Que medidas devemos adotar para que as mudanças climáticas não afetem tanto o nosso meio ambiente?

Não desmatar, não poluir, gastar menos agua, falar com a prefeitura pra melhorar saneamento e investir na educação, fazendo com que os alunos fiquem concientizados da importancia da natureza e do aquecimento global.

Anna Maria e Brenda Costa

Giumá disse...

Bem, nos acreditamos que com campanhas,o uso conseqüente de recursos naturais e quimicos, e a parte mais importante, a consientização das pessoas sobre o assunto.
Gilmar Vinícius
Rodrigo Tenorio
Vitor Fialho

bielspeed disse...

Devemos diminuir a poluição atmosférica por meio de diminuição de carros movidos a alcool, gasolina, etc...Devemos também acabar com as fábricas nucleares entre outras. Devemos amar nosso planeta para que ele e nós nao desapação muito rapidamente...

Unknown disse...

Não poluir o ambiente,os rios,nao provocar queimadas nas florestas,diminuir a quantidade de fábricas e indústrias,trocar álcool por gasolina e etc.

Lorena Fragoso,Luane Ferraz,Isabela Neves,Nat1ália Leite e Leticia Valença

Anônimo disse...

Devemos procurar não desmatar ,não poluir os ares, não fazer queimadas, não poluir, economizar água, procurar não usar combustíveis poluentes, como o dióxido de carbono, a gasolina etc,não usar produtos químicos que afetem o solo ou o ar etc.
aluna: isabella alves
série :7 ano
manhã

Doida #) disse...

yjTemos a obrigaçao, que o mundo
corre um grande perigo e a qualquer minuto ele pode acabar.
Como consequencia, existe os desgelos, acontecimentos naturais, etc...
Devemos tomar conta do que é nosso. Podemos fazer coisas, pequenas que mudem o mundo,coisa minimas, mas vai mudar o mundo como:
- Reciclar
- Deminuir o uso de agua
- nao jogar o lixo nas ruas,lagos, mares e rios;
ETC;
Sao coisas pequenas, mas que com um pouco do seu tempo podemos deixar o mundo mais bonito, um mundo mais gostoso de viver;



Laura Cavalcanti

Anônimo disse...

Não poluir,Não acabar com as matas,
educar as pessoas ETC...


ALUNA:Nicolle Monteiro de Queiroga


Recife,27 de Maio de 2008

Anônimo disse...

Não poluir o meio ambiente, utilizar menos combustível, conscientizar as pessoas do que está se passando para melhorarem suas atitudes diante do planeta terra etc.

Alunas: Mirella Maria e Nathália Xavier

shows de heavy metal disse...

nos acreditamos qui medidas serão tomadas com a poluição de fontes,rios e lagos,devemos diminuir a poluíção da atmosfera por causa dos carros qui se movem por meios de gasolina qui e derivado do petroleo,alcool diminui a poluíção do ar,devemos tambem fazer uma campanha das fabricas qui fazem muitas poluições no ar!!! fazendo com qui os alunos concientizen com a importancia da natureza com o aquecimento global.

guilherme maranhão =P

Unknown disse...

Aluna:Camila Queiroz

O aquecimento global está afetando tudo o que vive e respira no planeta. Grandes tempestades, furacões, ciclones, chuvas em grande quantidade, enchentes... Algumas nações desaparecerão totalmente. Isto é o que nos acontecerá, e será pior do que imaginamos, se não começarmos a nos tornar inteligentes."
O efeito estufa gerado pela natureza é, portanto, não apenas benéfico, mas imprescindível para a manutenção da vida sobre a Terra. Se a composição dos gases raros for alterada, para mais ou para menos, o equilíbrio térmico da Terra sofrerá conjuntamente.

Agora sim! já tem dono disse...

Aluno:Herlley
Serie:6ª

Não dematar,tentar não queimar lixo,nos orientarmos sobre o assunto,não poluir,não devemos faser queimadas e procurar se informar do assunto para podermos buncar soluções envetindo em soluções para acabar com o aquecimento global.