Estamos vivendo um período de transição histórica, no qual a consciência dos conflitos entre atividades e meio ambiente está literalmente explodindo... Jamais em nossa história tivemos tanto conhecimento, tecnologia e recursos. Em nenhum outro momento tivemos tantas capacidades. O tempo e as oportunidades vieram romper com as tendências negativas do passado.
Nossa vida está intimamente ligada aos recursos que o nosso planeta oferece: ar, água, terra, minerais, planta, animais. A extensão do impacto humano sobre a Terra depende do número de pessoas existentes e da quantidade de recursos utilizados. O uso máximo de recursos que o planeta ou uma determinada região pode sustentar define a sua capacidade de provisão. Esta capacidade pode ser aumentada pela agricultura e pela tecnologia, e geralmente isto ocorre à custa da redução da diversidade biológica ou da perturbação de processos ecológicos. A capacidade de provisão é limitada pela capacidade da natureza de se recompor ou absorver resíduos de modo seguro. As nossas civilizações estão hoje ameaçadas porque utilizamos mal os recursos e perturbamos os sistemas naturais. Estamos pressionando a Terra até os limites de sua capacidade.
Centenas de milhões de pessoas lutam na pobreza, privadas de uma qualidade de vida tolerável. A cada ano, milhões de pessoas morrem de desnutrição e de doenças que podem ser evitadas. Esta situação não é apenas injusta, ela ameaça a paz e a estabilidade de muitos países e do mundo.
Se tantas pessoas padecem hoje de uma qualidade de vida inadequada, como farão tantos bilhões a mais para conseguir a comida, a água, os cuidados médicos e o abrigo de que necessitam? Como poderemos sustentar este enorme aumento no número de seres humanos sem causar danos irreversíveis à Terra? Com certeza não será continuando a viver como fazemos hoje. É preciso encontrar novas maneiras de viver e se desenvolver, maneiras que preservem a vitalidade da Terra e que sejam, portanto, sustentáveis a longo prazo.
Disto tudo podemos extrair uma lição: é preciso estar atento ao tema da conservação em ações que podem afetar o meio ambiente, estudar cuidadosamente os efeitos destas ações e aprender rapidamente com os erros. Para diminuir o sofrimento e o risco de crises ambientais, o desenvolvimento deve tomar outro rumo. As pessoas e a sociedade podem progredir, estando atentas aos cuidados com a Terra.
Baseado no texto, responda:
Se tantas pessoas padecem hoje de uma qualidade de vida inadequada, quais medidas poderíamos adotar para termos uma vida e um planeta melhor?
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
A conscientização ambiental é o principal para termos uma vida "adequada".
O povo precisa ter consciência e tomar medidas para salvar o planeta.
Como: Diminuir o consumo de água,não poluir o meio ambiente nem o ar.
Alunas: Maria Luisa e Mirella Maria
Parar de desrespeitar os limites da natureza. E em vez disso, ajuda-la a sobreviver, economizando água, não derrubando as matas, reciclando... enfim, preservando todos os patrimônios ambientais de todos os lugares do Planeta.
- Lorena e Luane.
poderiamos fazer coisas que nao poluam o meio ambiente ; como nao desmatar;nao fazer queimadas;reutilizar coisas que muitas pessoas jogariam no lixo;reciclar; nao jogar lixo nos rios, canais e mares;e muitas outras coisas!!!!!!
aluna: isabella alves
serie:7 ano
professor>: bruno negromonte
Nós temos que ter mais conciência do que vamos fazer no nosso planeta.incluindo parar de desplantar árvores quando não é necessário, e se for,mesmo assim,tentar plantar outra para substituí-la.
Alunos:vitor alves fialho,paulo victor,rodrigo tenório e guilherme gois
com EDUCAÇÃO com RESPEITO COM DEDICAÇÃO COM N-DESMATA -A-NATURESA .
(E NUITAS OUTRAS COISAS PARA UM PAIZ MENHOR AJUDE VC TB FAIZ PARTE DO PAIZ MENHOR
GRUPO:
LUANA FILIPI
Nós temos que acabar com a poluição de fábricas, a poluição dos automóveis e etc.
Temos que acabar com a violência, os roubos e etc.
Não devemos destruir nosso meio ambiente, matando os animais, fazendo a derrubada das árvores. TEMOS QUE AJUDAR O MUNDO.
Alunas: Natália Leite
Letícia Valença
Se tantas pessoas padecem hoje de uma qualidade de vida inadequada, quais medidas poderíamos adotar para a termos uma vida e um planeta melhor?
Resposta: Plantar árvores, não desmatar, não jogar lixo na rua(no chão), reciclar, fazer o aterro sanitário, tratamento do esgoto, usar a água de forma conciente para fazer do mundo um lugar melhor para se viver
Anna Maria Leite
Brenda Costa
Nathália Xavier
Aluno:Herlley Leal Soares
Série:6º Ano:7º
Estando atentas aos cuidados com a Terra.
O desenvolvimento deve tomar outro rumo.
Encontrar novas maneiras de viver e se desenvolver, maneiras que preservem a vitalidade da Terra e que sejam, portanto, sustentáveis a longo prazo.
É preciso estar atento ao tema da conservação em ações que podem afetar o meio ambiente, estudar cuidadosamente os efeitos destas ações e aprender rapidamente com os erros. Para diminuir o sofrimento e o risco de crises ambientais, o desenvolvimento deve tomar outro rumo. As pessoas e a sociedade podem progredir, estando atentas aos cuidados com a Terra.
Não derrubando as árvores, diminuindo o consumo de materiais realizados da natureza, diminuir o consumo de energia como: água, luz, telefone, etc.
Também evitar as queimadas e que toda a população tenha consiência de que precisamos da natureza para viver.
Alunas:Hedyvana e Tainah.
Bianca,7° ano
-Primeiro as pessoas teriam que para de produzir tanto lixo e de poluir tanto o meio-ambiente
-Depois as pessoas podiam optar por usar recursos que possam não agredir o meio ambiente como abastecer o carro com alcool ao invés de gasolina
-E assim a vida pode melhorar só é preciso que cada um fazam sua parte
Camila Queiroz
Acho que devemos cuidar do mundo do planeta.Ex
-nao jogar lixo no chao nas ruas
nao desmatar e consumir alimento,aguas etc.
Postar um comentário