segunda-feira, 17 de novembro de 2008

AS TARTARUGAS MARINHAS E O PROJETO TAMAR

Elas são répteis que surgiram há 150 milhões de anos, resistiram às drásticas mudanças da Terra que extinguiram inclusive os dinossauros. Mantiveram praticamente sua morfologia sem mudanças significativas até o tempo atual.
Cinco espécies habitam e se reproduzem no Brasil. Todas estão ameaçadas de extinção e são protegidas por leis nacionais e internacionais. Elas realizam grandes migrações, retornando à mesma praia de origem para desovar.



Os machos possuem longas caudas, as vezes maior que as nadadeiras posteriores. Nunca sobem às praias, geralmente esperam as fêmeas em frente à praia de desova e diversos machos disputam uma só fêmea. São, em geral, menores que as fêmeas. A cópula pode durar várias horas.
A fecundação é interna e uma única fêmea pode colocar numa temporada de desova mais de 500 ovos divididos entre 3 a 6 posturas. Os ovos são chocados pelo sol e umidade da praia por cerca de 50 dias. Estima-se que 1 a 2 filhotes em cada mil sobrevivem até a idade adulta.

CURIOSIDADES:
No mundo existem apenas 7 espécies de tartarugas marinhas, 5 das quais presentes ao longo da costa Moçambicana, nomeadamente: Tartaruga Verde, Tartaruga Falcão ou de Pente, Tartaruga Olivácea ou Ridley, Tartaruga Cabeçuda e Tartaruga de Couro ou Gigante.
Atualmente Moçambique é um dos países com um dos programas mais abrangentes de conservação desta espécie marinha, e que tem registado sucessos contínuos. Porém, nada impede que você dê o seu contributo.

Ajude a preservar as tartarugas marinhas:

evitando comprar artigos feitos à base de carapaças de tartarugas;

informando-se sobre a origem de produtos à base de carapaças de tartarugas; e
em casos de captura acidental (bycatch) ou identificação de tartarugas em áreas fora do seu habitat, informando as autoridades ambientais mais próximas, ou entrando em contato conosco.

Existem um projeto de preservação da tartaruga marinha também no Brasil,; esse projeto que chama-se TAMAR.

Pesquise mais sobre esse projeto e explique como funciona.

A QUESTÃO DA RECICLAGEM

Reciclagem é um conjunto de técnicas com a finalidade de aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou ainda que estão no lixo, são coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.
Originalmente a reciclagem é um termo usado para indicar o reaproveitamento de um polímero no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado.
As preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, na década de 70, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica. As indústrias recicladoras também são chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial.



Um ser humano produz diariamente aproximadamente 5 Kg de lixo.
· Se somarmos toda a produção mundial, os números são alarmantes.
· Somente o Brasil produz por dia 240.000 toneladas.
· Esse aumento excessivo de lixo deve-se ao aumento do poder aquisitivo e perfil de consumo de uma população e quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafa etc.

Os lixos podem ser classificados em:Doméstico (alimentos)
Agrícola (esterco, fertilizantes)
Hospitalar
Materiais Radioativos (indústria medicina)
Industrial (carvão mineral, fumaças, lixo químico)
Tecnológico (TV, rádios)

Em países como a França e Alemanha, que são desenvolvidos, a iniciativa privada fica encarregada do lixo. Os fabricantes de embalagens são considerados responsáveis pelo destino do lixo e o consumidor também tem que fazer sua parte. Por exemplo, quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova, é preciso entregar a usada.

Alguns produtos duram inúmeros anos para a se decomporem. Pesquisem quantos anos levariam esses produtos para se decompor na natureza e fale um pouquinho sobre a reciclagem de cada um deles:

- Garrafas plásticas (pets);

- Vidro;

- Pneu;

- Papel;

- Latinha de alumínio.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

DIA DA NATUREZA



No último dia 04 de outubro foi comemorado em nosso país o dia da natureza, nessa mesma data também é comemorado o dia dos animais.


Para dar ênfase a data, vamos fazer a seguinte atividade:

1 - Leia o texto abaixo:

Não sei bem o que dizer
Sobre o mal na Terra:
Acho que amor hesitou!
A devastação da mata
Traz morte e medo
As guerras: caos e miséria
O incontrolável degelo
Não vai trazer
Futuro algum
Não vai.
O homem quer sempre mais!
(Djavan)

2 - Utilize esse trecho da canção gravada por Djavan para a produção de um novo texto, onde será destacada a questão da preservação da natureza (onde pode ser utilizado trechos da citação acima para embasar o seu texto) e/ou pesquise, entre tantos autores da música brasileira, uma canção que fale sobre a natureza .

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O DIA DO MAR E A IMPORTÂNCIA DE SUA PRESERVAÇÃO

O mar representa uma importante fonte de alimento, emprego, energia e divisas para as nações com aberturas na costa marítima. Sendo assim, as questões relacionadas aos oceanos assumem importância fundamental para o povo brasileiro.
Nos vários ambientes da costa brasileira povoa uma grande diversidade de organismos marinhos representando importantes recursos econômicos e naturais.
Muitos destes recursos são ainda desconhecidos e podem representar reservas econômicas de grande importância na economia do Brasil.



A grande riqueza genética dos ecossistemas marinhos brasileiros representa imenso potencial pesqueiro. Estes recursos devem ser considerados patrimônio natural e econômico do nosso País e não devem ser desperdiçados através da degradação ambiental e exploração excessiva a ponto de comprometer a sustentabilidade a médio e a longo prazo.
Também de grande importância são os recursos humanos e culturais que se desenvolveram ao longo da costa. Estes recursos estão diretamente associados com a sustentabilidade exploratória dos recursos pesqueiros através da pesca artesanal e do turismo costeiro através das comunidades tradicionais da orla marítima – folclore, tradições, estilo de vida.
Quando se pensa em recursos do mar, imediatamente se associam tais pensamentos com os produtos da pesca, tais como peixes, camarões, lagostas ou com os recursos de lazer como praias, mergulho, náutica; porém, as riquezas marinhas utilizáveis pelo homem são muito maiores.
Cerca de 71% da superfície da terra é coberta pelo mar e vários grupos animais são predominantemente ou exclusivamente marinhos. Portanto, o potencial genético marinho é inestimável e ainda inexplorado. As empresas de biotecnologia descobrem a cada ano vários elementos com potencial de uso industrial provenientes de organismos marinhos. Estes elementos podem ser utilizados na fabricação de tintas, filmes fotográficos, antibióticos, cervejas, xampus, moldes dentários, na lavoura e na ração animal, entre muitos outros. Além disso, a exploração de petróleo e de recursos minerais, a construção naval e a portuária, a pesca em áreas oceânicas, a maricultura e os serviços associados são importantes atividades geradoras de emprego, de serviços, de tecnologia e de produtos, relevantes à economia nacional.


Depois de ler sobre um pouco sobre a importância da costa de nosso país, responda:

Que medidas podemos adotar para a exploração dos recursos naturais advindos dos oceanos sem que necessariamente precisemos destruí-los?

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A ÁRVORE E A SUA IMPORTÂNCIA

No último dia 21 foi comemorado o dia de árvore. E todos nós sabemos que árvore é sinônimo de vida.



Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.
Sob o aspecto econômico, valiosos produtos obtemos da árvore: madeira para as construções e o mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores e muitos outros.
Sob o aspecto ecológico, dela recebemos incontáveis benefícios: a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida, e muito mais.
Por tudo isso, é da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que se desenvolva.

Ciente da importância das árvores e sua preservação, vocês terão como atividade a ser feita para a próxima semana o seguinte:

A produção de uma texto em forma de cordel tendo como tema:A ARVORE E A SUA IMPORTÂNCIA.

OBS: A literatura de cordel é uma das formas mais importantes da cultura do nordeste. Consiste em histórias diversas contadas através de rimas, podendo ter métricas diferentes.
Nas feiras do Nordeste, é muito comum encontrar-se bancas onde são vendidos folhetos - escritos geralmente em versos (sextilhas, septilhas ou décimas) - e que tratam dos assuntos mais variados. Estes folhetos caracterizam a nossa literatura de cordel.



Na sua grande maioria são romances que contam estórias com a intenção de entreter ou "versos de opinião", que criticam fatos ou pessoas. É muito comum também encontrar-se alguns que reproduzem desafios, contam as aventuras de Lampião ou a vida do Padre Cícero ou Frei Damião.
Sob uma outra visão, podemos dizer que o Cordel é também o jornal nordestino. Os desastres, as inundações, as secas, os cangaceiros, as reviravoltas políticas, alimentam o caráter jornalístico dessa produção, que chega a centenas de títulos por ano.
Para que se tenha uma idéia dessa função jornalística, basta lembrar que quando Getúlio Vargas morreu, um dos poetas de cordel, mal ouviu a notícia pelo rádio, começou a escrever "A lamentável morte de Getúlio Vargas". Entregou os originais ao meio dia e à tarde recebeu os primeiros exemplares. Vendeu 70.000 em 48 horas.

Exemplo:

Literatura de Cordel
É poesia popular,
É história contada em versos
Em estrofes a rimar,
Escrita em papel comum
Feita pra ler ou cantar.

A capa é em xilogravura,
Trabalho de artesão,
Que esculpe em madeira
Um desenho com ponção
Preparando a matriz
Pra fazer reprodução.

Mas pode ser um desenho,
Uma foto, uma pintura,
Cujo título, bem à mostra,
Resume a escritura.
É uma bela tradição,
Que exprime nossa cultura.

7 sílabas poéticas,
Cada verso deve ter
Pra ficar certo, bonito
E a métrica obedecer,
Pra evitar o pé quebrado
E a tradição manter.

Os folhetos de cordel,
Nas feiras eram vendidos,
Pendurados num cordão
Falando do acontecido,
De amor, luta e mistério,
De fé e do desassistido.

A minha literatura
De cordel é reflexão
Sobre a questão social
E orienta o cidadão
A valorizar a cultura
E também a educação.

Mas trata de outros temas:
Da luta do bem contra o mal,
Da crença do nosso povo,
Do hilário, coisa e tal
E você acha nas bancas
Por apenas um real.

O cordel é uma expressão
Da autêntica poesia
Do povo da minha terra
Que luta pra que um dia
Acabem a fome e miséria,
Haja paz e harmonia.

Agora que vocês sabem um pouco mais sobre a importância das árvores e da história da literatura de cordel não esqueçam: produzir um texto em forma de cordel tendo como tema:A ÁRVORE E A SUA IMPORTÂNCIA.

Trabalho para ser entregue na próxima aula: 07 de outubro, não sendo aceito em uma data posterior.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A CAMADA DE OZÔNIO

Durante essa semana haverá uma data relacionada a camada de ozônio. No próximo dia 16de setembro será lembrado o dia internacional de proteção da camada de ozônio.
e alguns devem está se perguntando: O que é seria a camada de ozônio?
A camada de ozônio ou ozonosfera é um filtro de proteção formado pelo gás ozônio (oxigênio concentrado) que protege a atmosfera das radiações liberadas pelo sol. Situada na estratosfera, o gás é fortemente oxidante e reativo se chegar à troposfera. Também utiliza sua forte radiação para conseguir impedir a passagem dos raios ultravioletas que se porventura chegassem à atmosfera acabariam com todo ser vivo existente.



Em 1977, alguns cientistas descobriram um buraco na camada de ozônio na Antártida e ainda, posteriormente, registrou-se que a fina camada de ozônio estava afinando ainda mais em diferentes regiões. Existem algumas substâncias químicas que são liberadas no ar e que provocam tais danificações, como os clorofluorcarbonos e os hidrocarbonetos alifáticos halogenados. Tais substâncias ao chegarem à estratosfera reagem com o ozônio resultando em moléculas de oxigênio e de monóxido de cloro.

Com o buraco na camada de ozônio, os raios ultravioletas conseguem penetrar pelo filtro de proteção e chegam até a atmosfera, provocando câncer de pele, cegueira, alergias, afetando todo o sistema imunológico deixando-o mais vulnerável ao ataque de fungos, bactérias e outros.

Em 1985, foi assinada a Convenção de Viena e dois anos depois o Protocolo de Montreal (que por duas vezes foi modificado) por alguns países que se comprometeram em trabalhar contra o aumento do buraco na camada de ozônio. Declarado pela ONU, o dia 16 de setembro é o dia em que se comemora o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

Depois da leitura do texto, observamos que a preservação da camada de ozônio é importante para que cheguemos a evitar determinados malefícios a nossa saúde. Agora. pesquisem e respondam:

1 - Qual a importância da camada de ozônio?

2 - Por que devemos preservar a camada de ozônio?

3 - Se não a preservamos, o que conosco e o nosso planeta?

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A FAUNA E A FLORA DO CERRADO



Para vocês que não sabem, dia 11 de setembro é comemorado o Dia do Cerrado. E atividade dessa semana será sobre a fauna e a flora dessa formação vegetal. Que é a segunda maior formação vegetal brasileira.
Se bem que ainda incompletamente conhecida, a flora do Cerrado é riquíssima.Tomando uma atitude conservadora, poderíamos estimar a flora do bioma do cerrado como sendo constituída por cerca de 3.000 espécies.

Em termos de riqueza de espécies, esta flora deve ser superada apenas pelas florestas amazônicas e pelas florestas atlânticas. Outra característica sua é a heterogeneidade de sua distribuição, havendo espécies mais típicas dos Cerrados da região norte, outras da região centro-oeste, outras da região sudeste etc. Por esta razão, unidades de conservação, com áreas significativas, deveriam ser criadas e mantidas nas mais diversas regiões do Domínio do Cerrado, a fim de garantir a preservação do maior número de espécies da flora deste Bioma, bem como da fauna a ela associada.
A fauna do Bioma do Cerrado é pouco conhecida, particularmente a dos Invertebrados. Seguramente ela é muito rica, destacando-se naturalmente o grupo dos Insetos. Quanto aos Vertebrados, o que se conhece são, em geral, listas das espécies mais freqüentemente encontradas em áreas de Cerrado, pouco se sabendo da História Natural desses animais, do tamanho de suas populações, de sua dinâmica etc. Só muito recentemente estão surgindo alguns trabalhos científicos, dissertações e teses sobre estes assunto.
Entre os Vertebrados de maior porte encontrados em áreas de Cerrado, citamos a jibóia, a cascavel, várias espécies de jararaca, o lagarto teiú, a ema, a seriema, a curicaca, o urubu comum, o urubu caçador, o urubu-rei, araras, tucanos, papagaios, gaviões, o tatu-peba, o tatu-galinha, o tatu-canastra, o tatu-de-rabo-mole, o tamanduá-bandeira e o tamanduá-mirim, o veado campeiro, o cateto, a anta, o cachorro-do-mato, o cachorro-vinagre, o lobo-guará, a jaritataca, o gato mourisco, e muito raramente a onça-parda e a onça-pintada.

A atividade hoje será a seguinte:
Escolham três espécies de animais ou plantas tipicas do
cerrado e pesquisem as características mais relevantes para vocês de cada um das três espécies.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

VOCÊ SABIA?

Dia 05 de setembro é o dia da floresta Amazônica. Floresta essa que devemos ter o maior apreço, por se tratar de uma parte de nosso planeta que é fundamental para a nossa sobrevivência, pois dela é que depende o equilíbrio de nosso planeta.
Segundo a Avaliação dos Recursos Florestais Globais (FRA 2005), a cobertura florestal do Brasil corresponde a 477,7 milhões de hectares, dos quais, 89% estão na Amazônia. ou seja, quase toda floresta existente em nosso país está na Amazônia.
Porém o que vemos é a não preservação desse bem natural tão precioso. Os problemas vêm de longa data e a cada dia ficam mais intensos. Segundo dados oficiais, da época do descobrimento do Brasil até 1978 os desmatamentos na Amazônia tinham atingido cerca de 15,3 milhões de hectares.
Dez anos depois, a área total de devastação chegava a 37, 8 milhões de hectares. Ou seja, ocorreu um aumento de mais de 22 milhões de hectares de florestas devastadas, o que corresponde a uma área maior do que a destruída em toda a história da região até 1978.
No entanto, a destruição da floresta continuou desenfreada e, em 1990, a área desmatada detectada já era de quase 41,5 milhões de hectares. Firme e cada vez mais forte, o desmatamento continua atualmente atingindo cerca de 2 milhões de hectares por ano.
Animais e vegetais sofrem com esse processo ameaçador e covarde: várias espécies não existem mais e outras tantas brigam contra o processo de extinção, quase inevitável...
Porém existem pessoas que lutaram até a morte pela preservação da floresta Amazônica como foi o caso do seringalista Chico Mendes



O trabalho de hoje consiste em vocês pesquisarem o seguinte:

1 - A história do Chico Mendes;

2 - A sua luta pela preservação da floresta.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

EXERCÍCIO PARA AVALIAÇÃO PARCIAL

Leia a notícia abaixo:

26 de julho – Dia internacional dos manguezais

Mangue esperto

Genaro Pinheiro, aposentado de 82 anos, mora no Recife e é gente que faz. Quando a Prefeitura abriu um programa de voluntariado no fim de 2002, seu Genaro bolou uma técnica de replantio em larga escala da espécie conhecida como mangue-vermelho. O projeto está ajudando a salvar o mangue – e as comunidades ribeirinhas, que dependem dele para catar caranguejos.
Pela prática tradicional, é preciso coletar a semente no manguezal, fazer o plantio em sacos plásticos, irrigar a muda por seis meses e depois devolvê-la ao mangue. Uma operação complicada e cara. Seu Genaro facilitou tudo: a semente do mangue-vermelho é afixada numa estaca de 40 centímetros, que impede que seja arrastada pela água e ajuda o enraizamento. "É uma solução super-simples para um problema complicado", diz. Adotada pela Prefeitura, a idéia virou o projeto Viva o Mangue, finalista do Prêmio Super 2003 (categoria Flora/Governo). A paixão de seu Genaro pela natureza vem desde pequeno. O entusiasmo do aposentado só diminui se o assunto é futebol. "Esporte de poltrona não é comigo, não!" É, seu Genaro não gosta mesmo de ficar sentado.


Baseado no tema acima (OS MANGUEZAIS), respondam o seguinte:

Os mangues são protegidos por legislação federal, devido à importância que representam para o ambiente marinho. Dessa forma pesquisem e tragam de forma escrita o seguinte:

A definição sobre manguezais e a sua importância

Medidas para a preservação do mangue, sua fauna e sua flora;


Esse trabalho deverá ser entregue invariavelmente no dia 26 DE AGOSTO e de forma ESCRITA.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O COMBATE A POLUIÇÃO DEVE SER TODOS OS DIAS!



No próximo da 14 de agosto comemoramos o dia do combate a poluição. Palavra essa que nos afeta em vários aspectos, pois a poluição não se restringe a limitada definição que se é dada por muitos como a liberação de elementos, radiações, vibrações, ruídos e substâncias ou agentes contaminantes em um ambiente.
Tudo bem que o homem perde-se numa estranha contradição quando vai relacionar-se com a natureza: ele destrói para construir. Essa atitude já se reflete no meio ambiente: rios poluídos por resíduos industriais, a chuva ácida nas grandes cidades, a névoa escura que acompanha o nascer do dia nas metrópoles. Todas conseqüências da irracionalidade humana quando se fala em preservação. Porém nos grandes centros urbanos o que vimos são inúmeras outras formas de poluição como por exemplo a poluição visual.
A saúde e o bem-estar humanos estão diretamente relacionados com a qualidade do meio ambiente, isto é, com suas condições física, química e biológicas.
Pois bem, no dia 14 comemoramos o dia do combate a poluição porém muito ainda está por ser feito para que tenhamos uma melhora significativa em relação a uma qualidade de vida mais saudável em todos os aspectos.
A atividade dessa semana consistirá na pesquisa e postagem da definição de alguns tipos de poluição e ações de combate a essas poluições existentes.
Exemplo: Poluição sonora - é o efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto.
Combate a poluição sonora pode ser feito com a utilização de decibelímetro, que é o aparelho utilizado para medir a intensidade do som e auxilia a equipe de fiscalização ambiental no combate à poluição sonora, crime previsto na Lei Federal nº. 9.605/98 e na Lei Municipal nº. 513/00.

Vocês podem fazer como no exemplo acima com os seguintes tipos de poluição:
Poluição Atmosférica -
Poluição Visual -
Poluição Hídrica -
Poluição Térmica -
Poluição Industrial -

terça-feira, 5 de agosto de 2008

EXERCÍCIO DE REAVALIAÇÃO

o que é intertextualidade?

Como se pode notar na constituição da própria palavra, intertextualidade significa geralmente a relação entre textos.
Observe os dois textos abaixo e note como Murilo Mendes (século XX) faz referência ao texto de Gonçalves Dias (século XIX):


Canção do Exílio

Minha terra tem macieiras da Califórnia
onde cantam gaturamos de Veneza.
Os poetas da minha terra
são pretos que vivem em torres de ametista,
os sargentos do exército são monistas, cubistas,
os filósofos são polacos vendendo a prestações.
gente não pode dormir
com os oradores e os pernilongos.
Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda
Eu morro sufocado
em terra estrangeira.
Nossas flores são mais bonitas
nossas frutas mais gostosas
mas custam cem mil réis a dúzia.

Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade
e ouvir um sabiá com certidão de idade!

Murilo Mendes




Canção do Exílio

"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."

Gonçalves Dias


A atividade consistirá na utilização da intertextualidade em um dos textos abaixo para a produção de outro texto por vocês. Escolham um dos dois e bom trabalho!


TEXTO 1

OXIGÊNIO

Mesmo com a fumaça
Dá para ver
A incessante sinfonia
Da floresta
Respirando pelo mundo
Vendo tudo acontecer
Mesmo com a fumaça
Dá para ouvir
O som intermitente
Das corredeiras
E a cachoreira da fumaça
Vendo tudo acontecer

Dá para ver
Que ainda é possível voar
Dá para ver
Que o mundo ainda é verde
E o ar, oxigênio
Mesmo com a fumaça
Oxigênio
Mesmo com a fumaça
Oxigênio

Povo da Terra
Olhem para o céu
E vejam que límpido cristal
Tem nossa alma
O abraço das criaturas
No templo do amor
A paixão da natureza
O delírio do viver
Somos todos os deuses
Somos todos um só.

(Rogério Flausino / Zé Ramalho)



Texto 2

DEVASTAÇÃO

Na mata, no ar, em toda a terra
o meio-ambiente está deplorável
perdendo sua beleza admirável
mais algum tempo e se encerra

Até o grande mar, brada e berra
chamando-nos a essa realidade
e a Natureza nos pede piedade
antes que aconteça uma guerra

que tudo tudo poderá devastar
a humanidade terá que enfrentar

(Sueli do Espírito Santo)

segunda-feira, 2 de junho de 2008

05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

A decisão de proteger os ambientes naturais e controlar a poluição não está apenas nas mãos dos políticos e grandes industriais. Está sobretudo na rotina diária de cada cidadão comum do planeta.São aitudes simples que podem fazer a diferença!



Pesquise e poste algumas atitudes que podemos tomar para a preservação de nosso meio ambiente.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

LEIA A REPORTAGEM QUE SAIU EM UM JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO DE NOSSO PAÍS:

Degelo no Ártico acelera e pode aumentar mudanças no planeta
da Efe, em Washington

O degelo no Ártico acelerou-se nas últimas décadas e pode causar uma sucessão de mudanças nas regiões temperadas do planeta, alertam estudos divulgados nesta quinta-feira pela revista "Science".

De acordo com a pesquisa, há quatro geleiras árticas cujo degelo ameaça aumentar o nível do mar. Esse degelo, segundo outro estudo, deve-se à poluição atmosférica.

Segundo Mark Serreze, cientista do Centro Nacional de Dados sobre a Neve e o Gelo na Universidade do Colorado, o desaparecimento do gelo nos mares árticos chegou a um momento "crítico", cujo impacto "não se limitará à região ártica".

"O Ártico perde muito gelo nos meses do verão, e parece que também está gerando menos gelo no inverno", afirmou. E quando o gelo chega a um estado vulnerável, a situação chega a um ponto de desorganização tamanho que é possível que estejamos avançando rapidamente rumo a um Ártico sem gelo, acrescentou.

Serraze disse que, como o aumento das temperaturas registrado nas últimas décadas deve-se à emissão de gases estufa na atmosfera, a curto prazo não se pode prever um fim da diminuição do gelo nos mares árticos.

O cientista lembrou que, em geral, a perda de gelo é associada por muitas pessoas a seu efeito negativo sobre a fauna, especialmente sobre os ursos polares, e a sua responsabilidade para a erosão nas regiões litorâneas do Alasca e da Sibéria.



Outro estudo publicado na "Science", realizado por cientistas da Universidade de Edimburgo e da University College de Londres, dá números mais precisos sobre o degelo. Este, aponta, é de 125.000 milhões de toneladas por ano.

Os cientistas Andrew Shepherd e Duncan Wingham afirmam que esse degelo é suficiente para aumentar o nível do mar em 0,35 milímetro por ano. Como prova, apresentam o caso de quatro geleiras antártidas cujo degelo foi detectado mediante observações por satélite e que constituem uma ameaça para os níveis marítimos.

Essas geleiras, no leste e no oeste da Antártida, provêm de bacias submarinas que fluem nos oceanos e são vulneráveis às mudanças de temperatura, afirmam.

Segundo relatório de cientistas da Universidade Pierre e Marie Curie, em Paris, também publicado pela "Science", o aquecimento global está ocorrendo cada vez com maior rapidez no norte do planeta, e se deve à crescente concentração de gases estufa. As fontes de poluição incluem as da região eurasiana, as emissões de navios e os incêndios florestais, apontam.

A publicação dos estudos coincidiu com uma reunião científica na cidade de Hannover, Estado americano de New Hampshire, para determinar o impacto do aquecimento global.

Segundo os cientistas, o aquecimento é maior em torno da linha do Equador, mas as mudanças que produz nessa altura são menos dramáticas que as que ocorrem nos pólos.

As conseqüências das mudanças climáticas, dizem, afetarão todos os habitantes do planeta, cada aspecto da vida humana, e ninguém poderá evitá-las.

Baseado na reportagem acima, onde fala de uma das principais conseqüências do aquecimento global (tema esse já abordado em postagens anteriores), responda:

Os impactos ambientais causados pelo aquecimento global já são evidenciados no presente e tende a piorarem se não procurarmos medidas e hábitos que possam contribuir para a melhoria do planeta. Que medidas devemos adotar para que as mudanças climáticas não afetem tanto o nosso meio ambiente?

segunda-feira, 19 de maio de 2008

O AQUECIMENTO GLOBAL

O aquecimento global é o aumento da temperatura média superficial de nosso planeta que vem ocorrendo nos últimos 150 anos.

As causas apontadas pelos cientistas para justificar este fenômeno podem ser naturais ou provocadas pelo homem. Contudo, cada vez mais as pesquisas nesta área apontam o homem como o principal responsável.

Fatores como a grande concentração de agentes poluente na atmosfera contribui para um aumento bastante significativo do efeito estufa.

No efeito estufa a radiação solar é normalmente devolvida pela Terra ao espaço em forma de radiação de calor, contudo, parte dela é absorvida pela atmosfera, e esta, envia quase o dobro da energia retida à superfície terrestre. Este efeito é o responsável pelas formas de vida de nosso planeta. Entretanto, os agentes poluentes presentes na atmosfera o intensificam ocasionando um aumento de temperatura bem acima do “normal”.



O fator que evidenciou este aquecimento foi à investigação das medidas de temperatura em todo o planeta desde 1860. Alguns estudos mostram ser possível que a variação em irradiação solar tenha contribuído significativamente para o aquecimento global ocorrido entre 1900 e 2000.

Dados recebidos de satélite indicam uma diminuição de 10% em áreas cobertas por neve desde os anos 60. A região da cobertura de gelo no hemisfério norte na primavera e verão também diminuiu em cerca de 10% a 15% desde 1950.

Estudos recentes mostraram que a maior intensidade das tempestades ocorridas estava relacionada com o aumento da temperatura da superfície da faixa tropical do Atlântico. Esses fatores foram responsáveis, em grande parte, pela violenta temporada de furações registrada nos Estados Unidos, México e países do Caribe.

Baseados no texto, no vídeo e nas pesquisas feitas por vocês respondam:

As consequências do efeito de estufa já estão sendo sentidas tanto a nível global como a nível regional (com fenômenos naturais devastadores) afetando em proporção cada vez maior o nosso planeta.
cientes desse problema, que medidas devemos tomar para evitarmos essas mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global?

segunda-feira, 12 de maio de 2008

O EFEITO ESTUFA

Na última atividade falamos da importância da preservação de noso planeta para a não escassez de nossos recursos naturais e consequentemente a preservação de nosso meio ambiente. A atividade de dessa semana consiste no seguinte:

Durante o dia , parte da energia solar é captada pela superfície da Terra e absorvida, outra parte é irradiada para a atmosfera. Os gases naturais que existem na atmosfera funcionam como uma capa protectora que impede a dispersão total desse calor para o espaço exterior, evitando que durante o período nocturno se perca calor. E como tal, o planeta permanece quente. O processo que cria o efeito estufa é natural e é responsável por manter o calor em nosso planeta.
Certos gases, como o dióxido de carbono, criam uma espécie de telhado, como o de uma estufa, sobre a Terra - daí o nome do fenômeno -, deixando a luz do Sol entrar e não deixando o calor sair.
A esse fenômeno dar-se o nome de AQUECIMENTO GLOBAL, que consiste justamente no aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra, podendo trazer consequências desastrosas para o nosso planeta.



Sendo assim, A atividade dessa semana consiste em pesquisar individualmente de forma escrita para o próximo dia 27 de maio o seguinte:

1 - Efeito Estufa - Suas Causas, Efeitos e Consequências

OBS: O trabalho só será aceito até a data determinada.

domingo, 27 de abril de 2008

CONSUMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O ritmo de consumo dos recursos naturais disponíveis supera a capacidade de recuperação da Terra.
É o que mostra o Planeta Vivo 2006, relatório bianual divulgado pela WWF.
Os números gerais indicam uma acentuada perda de recursos naturais.
Os dados mostram que o consumo é mais acentuado nos países desenvolvidos. Porém as maiores perdas (biodiversidade, biomas) encontram-se em áreas em desenvolvimento. Em 30 anos, 55% das populações de espécies tropicais desapareceram por causa da conversão de habitats naturais em lavouras e pastagens. No mesmo período, as populações de espécies de água doce analisadas sofreram redução de 30%. Em apenas dez anos, metade dos manguezais da América Latina foi destruída.

A “pegada ecológica”, mede a demanda da humanidade sobre a biosfera (ex.: quantos hectares uma pessoa necessita para produzir o que consome por ano). De acordo com o relatório, o maior consumo per capita de recursos são nessa ordem : Emirados Árabes, EUA, Finlândia, Canadá, Kuat, Austrália, Estônia, Suécia, Nova Zelândia, Noruega, Dinamarca, França, Bélgica, Reino Unido, Espanha, Suíça, Grécia, Irlanda, Austria...

A demanda da humanidade é 25% maior do que a oferta de recursos naturais, a ponto de ameaçar a capacidade de regeneração do planeta.

Além da redução do uso de combustíveis fósseis, no relatório são sugeridas várias medidas urgentes como:
- planejamento familiar, oferecendo à mulher melhoras no acesso à educação, saúde e oportunidades econômicas;
- redução do consumo em países desenvolvidos;
- redução dos recursos usados na produção de bens e serviços;
- aumento das áreas produtivas com a recuperação de áreas degradadas
- e incremento na produtividade por hectare, levando em consideração aspectos tecnológicos e de degradação.

O desafio é desenvolver sem destruir.

O texto relata sobre a importância da preservação de nosso planeta para que não haja o esgotamento de nossos recursos naturais em pouco tempo. Baseado no texto acima, foi selecionada a letra de uma canção do início da década de 80 composta por Ronaldo Bastos e Beto Guedes para que vocês a interpretem de maneira livre, e a partir de então, produzam slides no microsoft power point para exibições posteriores.




O Sal da Terra
Composição: Beto Guedes/Ronaldo Bastos

Anda, quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa, vem que tá na hora de arrumar
Tempo, quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante, nem por isso quero me ferir
Vamos precisar de todo mundo prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado e quem não é tolo pode ver

A paz na Terra, amor, o pé na terra
A paz na Terra, amor, o sal da...
Terra, és o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro, tu que és a nave nossa irmã
Canta, leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com teus frutos, tu que és do homem a maçã
Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois
Deixa nascer o amor
Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor
Deixa viver o amor

Mãos à obra!!

Grupo: Gabriel Santana; Luana Tainah;Herlley Leal.




Alunas: Natália Leite e Letícia Valença

REFLITA...

segunda-feira, 21 de abril de 2008

DIA DO PLANETA TERRA

Estamos vivendo um período de transição histórica, no qual a consciência dos conflitos entre atividades e meio ambiente está literalmente explodindo... Jamais em nossa história tivemos tanto conhecimento, tecnologia e recursos. Em nenhum outro momento tivemos tantas capacidades. O tempo e as oportunidades vieram romper com as tendências negativas do passado.
Nossa vida está intimamente ligada aos recursos que o nosso planeta oferece: ar, água, terra, minerais, planta, animais. A extensão do impacto humano sobre a Terra depende do número de pessoas existentes e da quantidade de recursos utilizados. O uso máximo de recursos que o planeta ou uma determinada região pode sustentar define a sua capacidade de provisão. Esta capacidade pode ser aumentada pela agricultura e pela tecnologia, e geralmente isto ocorre à custa da redução da diversidade biológica ou da perturbação de processos ecológicos. A capacidade de provisão é limitada pela capacidade da natureza de se recompor ou absorver resíduos de modo seguro. As nossas civilizações estão hoje ameaçadas porque utilizamos mal os recursos e perturbamos os sistemas naturais. Estamos pressionando a Terra até os limites de sua capacidade.
Centenas de milhões de pessoas lutam na pobreza, privadas de uma qualidade de vida tolerável. A cada ano, milhões de pessoas morrem de desnutrição e de doenças que podem ser evitadas. Esta situação não é apenas injusta, ela ameaça a paz e a estabilidade de muitos países e do mundo.
Se tantas pessoas padecem hoje de uma qualidade de vida inadequada, como farão tantos bilhões a mais para conseguir a comida, a água, os cuidados médicos e o abrigo de que necessitam? Como poderemos sustentar este enorme aumento no número de seres humanos sem causar danos irreversíveis à Terra? Com certeza não será continuando a viver como fazemos hoje. É preciso encontrar novas maneiras de viver e se desenvolver, maneiras que preservem a vitalidade da Terra e que sejam, portanto, sustentáveis a longo prazo.
Disto tudo podemos extrair uma lição: é preciso estar atento ao tema da conservação em ações que podem afetar o meio ambiente, estudar cuidadosamente os efeitos destas ações e aprender rapidamente com os erros. Para diminuir o sofrimento e o risco de crises ambientais, o desenvolvimento deve tomar outro rumo. As pessoas e a sociedade podem progredir, estando atentas aos cuidados com a Terra.

Baseado no texto, responda:

Se tantas pessoas padecem hoje de uma qualidade de vida inadequada, quais medidas poderíamos adotar para termos uma vida e um planeta melhor?

terça-feira, 8 de abril de 2008

NOSSO MEIO AMBIENTE

Os anos 90 representam a década do meio ambiente, não por decisão nossa, mas porque os acontecimentos quase fogem ao nosso controle. A ecologia profunda vê os seres humanos como apenas um fio na teia da vida. Reconhece que estamos todos ligados à natureza e somos dependentes dela. Cada organismo — da diminuta bactéria, passando pela vasta gama de plantas e animais, até chegar aos seres humanos — é um todo integrado e, portanto, um sistema vivo.
Uma ética ecológica profunda faz-se urgente hoje, especialmente na ciência, já que a maior parte daquilo que os cientistas estão fazendo não preserva a natureza, mas a destrói:
Físicos criam armas que ameaçam varrer a vida do planeta;
químicos contaminam o meio ambiente;
biólogos criam novos e desconhecidos microrganismos sem medir as conseqüências;
cientistas torturam animais em nome do progresso científico.
Com todas essas atividades em marcha, é claro como a luz do dia que introduzir padrões éticos na ciência moderna é mais do que urgente. Precisamos estar dispostos a questionar tudo e abandonar a busca cega de crescimento irrestrito. Uma sociedade sustentável é aquela que não reduz as oportunidades das futuras gerações.
A terra é nosso lar comum e criar um mundo sustentávelpara nossos filhos e para as futuras gerações é tarefa de todos nós.

Baseado no texto acima escreva um texto para ser postado blog sobre a seguinte pergunta:

Vale a pena sacrificar a natureza a favor do desenvolvimento?

Justifique sua resposta.

terça-feira, 1 de abril de 2008

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR

Produzir um texto ESCRITO e INDIVIDUAL a partir de pesquisas feitas em jornais, internet, revistas e outras fontes consultáveis sobre A IMPORTÂNCIA DA INTERNET NOS DIAS ATUAIS. Atividade individual para ser entregue no dia 08 de abril de 2008 de forma ESCRITA.

OBS: O trabalho não será aceito em outra data que não seja a marcada.

terça-feira, 18 de março de 2008

GÊNEROS LITERÁRIOS - EXERCÍCIO

1) Respondam a questão analisando a crônica do poeta e escritor mineiro Hélio Pellegrino:

TEXTO 1

OS TUMULTOS DA PAZ

O amor ao próximo está longe de representar um sonho beato e piedoso, conto da carochinha para enganar crianças. Trata-se de uma essencial exigência pessoal e política. Amar ao Próximo como a si mesmo é, por excelência, a regra de ouro, cânon fundador da única prática pela qual poderemos chegar a um pleno amor por nós próprios. Sou o primeiro e mais íntimo Próximo de mim, e esta relação de mim para comigo passa, inevitavelmente, pela existência do Outro. Este é o termo terceiro, a referência transcendente por cuja mediação passo a construir a minha auto-estima. Eis aí o modelo da paz.
(PELLEGRINO, Hélio. A burrice do demônio. Rio de Janeiro: Rocco, 1989. p. 94)

Assinale a opção que corresponde ao seguinte fragmento do texto I: “Sou o primeiro e mais íntimo Próximo de mim, e esta relação de mim para comigo passa, inevitavelmente, pela existência do Outro” (linhas 10 -13).

a) Para chegarmos ao amor por nós próprios, indiscutivelmente, temos que perpassar pelo amor ao Próximo.
b) A realidade concreta de mim para comigo é a regra de ouro para um pleno amor por nós próprios.
c) A relação de mim para comigo, passando pela existência do Outro, é uma essencial exigência para enganar os incautos e ingênuos sacristãos.
d) A existência do Outro de nada interfere na construção da auto-estima.
e) Amar ao Próximo como a si mesmo é um sonho beato e piedoso para alertar os desavisados.


2) Os poetas Castro Alves e Álvares de Azevedo faleceram ainda jovens deixando um legado muito importante para a poesia brasileira, sendo inclusive autores de sonetos (gênero esse que foi pesquisado e lido por vocês).

Baseados na obra do poeta Castro Alves e na obra de Álvares de Azevedo, respondam:

Texto II

PENSAMENTO DE AMOR

Quero viver de esperança
Quero tremer e sentir!
Na tua trança cheirosa

Quero sonhar e dormir.
(Álvares de Azevedo)

..........................................................................

Todo o amor que em meu peito repousava,
Como o orvalho das noites ao relento,
A teu seio elevou-se, como as névoas,
Que se perdem no azul do firmamento.

Aqui...além...mais longe, em toda a parte,
Meu pensamento segue o passo teu.
Tu és a minha luz, – sou tua sombra,
Eu sou teu lago, – se tu és meu céu.

..................................................................

À tarde, quando chegas à janela,
A trança solta, onde suspira o vento,
Minha alma te contempla de joelhos...
A teus pés vai gemer meu pensamento.

..................................................................

Oh! diz’ me, diz’ me, que ainda posso um dia
De teus lábios beber o mel dos céus;
Que eu te direi, mulher dos meus amores:
– Amar-te ainda é melhor do que ser Deus!
Bahia, 1865.
(ALVES, Castro. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1976. p. 415-6)


Analise o texto II e assinale a opção em que o verso transcrito representa, no plano semântico (do significado da palavra), uma conseqüência.

a) “Meu pensamento segue o passo teu.” (v.6)
b) “Que se perdem no azul do firmamento.” (v.4)
c) “Oh! diz’ me, diz’ me, que ainda posso um dia” (v.13)
d) “Que eu te direi, mulher de meus amores:” (v.15)
e) “Todo o amor que em meu peito repousava,” (v. 1)


3) Com base na última estrofe do texto II, pode-se constatar:

a) O amante se dirige à mulher dos seus amores, considerando o fato de amá-la ser um bem maior do que ser o próprio Deus.
b) A mulher dos amores do amante considera o sentimento de amá-lo melhor do que ser Deus.
c) Deus é um bem menos importante para o amante porque o verdadeiro amor é a mulher dos seus amores.
d) Ao se dirigir à mulher dos seus amores, o amante se curva à onipotência de Deus.
e) O amante se dirige ao próprio Deus, considerando o fato de amá-lo ser um bem menor do que amar a mulher de seus amores.


4) Os quatro versos de Álvares de Azevedo que servem de epígrafe (tema) ao texto II indicam que:

a) existe uma referência explícita do texto II ao amor tematizado no estilo de época realista-naturalista;
b) há uma influência marcante do Modernismo no texto II, especialmente no que diz respeito à idealização da amada;
c) existe uma citação clara do amor pastoral no texto II, conforme aparece no período Barroco;
d) há uma citação explícita do Simbolismo no texto II, notadamente no tratamento do rondó.
e) há uma relação do texto II com o tratamento dado ao tema amoroso pelos poetas ultra-românticos;


5) Assinale a opção que corresponde à diferença entre a abordagem do amor nos textos I e II.

a) Os textos I e II desenvolvem ampla reflexão sobre o individualismo de nosso século.
b) O texto I considera que não podemos amar a nós mesmos, se não amarmos ao próximo, enquanto o texto II manifesta-se explicitamente contra esta tese.
c) O texto II trata do amor entre um homem e uma mulher, ao passo que o texto I trata do amor ao outro como uma necessidade para a construção de nossa auto-estima.
d) O texto II trata do amor ultra-romântico, ao passo que o texto I considera que o melhor modelo de amor é o do neoclassicismo.
e) O texto I considera o amor social como o mais importante, enquanto o texto II descarta a importância do amor pessoal pela amada.


6) Assinale a opção correta para a reescritura dos versos 15 e 16 na terceira pessoa do singular, segundo a norma culta.

a) Que eu vos direi, mulher dos meus amores: - Amar-vos ainda é melhor do que ser Deus!
b) Que eu a direi, mulher dos meus amores: - Amar-lhe ainda é melhor do que ser Deus!
c) Que eu te direi, mulher dos meus amores: - Amar-te ainda é melhor do que ser Deus!
d) Que eu a direi, mulher dos meus amores: - Ama-a ainda é melhor do que ser Deus!
e) Que eu lhe direi, mulher dos meus amores: - Amá-la ainda é melhor do que ser Deus!


Quanto ao gênero soneto, respondam:

7) No Brasil, existe um autor que além de escrever belos sonetos (como o soneto da fidelidade, por exemplo); foi um dos idealizadores do gênero musical chamado bossa nova, foi diplomata e também compositor. Seu nome é:

a) Tom Jobim.
b) Manoel Bandeira.
c) Machado de Assis.
d) Jorge Amado.
e) Vinícius de Moraes.


8) Um soneto é composto por:
a) 14 Versos.
b) 12 Versos.
c) 11 Versos.
d) 10 Versos.
e) 16 Versos


9) Soneto é um texto em poesia caracterizado por:

a) Dois quartetos e dois tercetos.
b) Um terceto e um monólogo.
c) Um monólogo e dois quintetos.
d) Dois Monólogos e dois Quartetos.
e) Dois tercetos e dois quintetos.


10) Segundo a internet o gênero lírico pode ser classificado em:

a) Haicai, música, soneto e ode.
b) Soneto, poema, música e livro.
c) Ode, hino, soneto e haicai.
d) Ode, soneto, música e hino.
e) Haicai, livro, poesia e música.

11) Nos registros literários do Brasil, os juítas são uns dos primeiros a produzir obras literárias em nosso país, podendo ser citado o Padre Antônio Vieira, poeta classificado como barroco. Conforme o Texto III classificado como poema e que faz parte dos gêneros literários respondam:

Texto III

O AMOR E O TEMPO

Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba. Atreve-se o tempo a colunas de mármore, quanto mais a corações de cera ! São as afeições como as vidas, que não há mais certo sinal de haverem de durar pouco, que terem durado muito. São como as linhas, que partem do centro para a circunferência, que quanto mais continuadas, tanto menos unidas. Por isso os antigos sabiamente pintaram o amor menino; porque não há amor tão robusto que chegue a ser velho. De todos os instrumentos com que o armou a natureza, o desarma o tempo. Afrouxa-lhe o arco, com que já não atira; embota-lhe as setas, com que já não fere; abre-lhe os olhos, com que vê o que não via; e faz-lhe crescer as asas, com que voa e foge. A razão natural de toda esta diferença é porque o tempo tira a novidade às coisas, descobre-lhe os defeitos, enfastia-lhe o gosto, e basta que sejam usadas para não serem as mesmas. Gasta-se o ferro com o uso, quanto mais o amor ?! O mesmo amar é causa de não amar e o ter amado muito, de amar menos.
(VIEIRA, Antônio. Apud: PROENÇA FILHO, Domício. Português. Rio de Janeiro: Liceu, 1972. V5. p.43)

O texto III apresenta:

a) características modernistas, como o uso exclusivo de expressões correntes na língua falada do século XX, bem como a abordagem de um tema atual: o amor;
b) características barrocas, como o jogo de idéias através de figuras de linguagem e a organização sintática complexa;
c) características românticas, como o excesso de sentimentalismo e a exacerbação do eu lírico;
d) características parnasianas, como o preciosismo da linguagem e a preocupação com a métrica;
e) características neoclássicas, como a referência à mitologia e um vocabulário típico dos árcades mineiros do século XVIII.


12) Leia abaixo um soneto de Gregório de Matos:

Um soneto começo em vosso gabo;
Contemos esta regra por primeira,
Já lá vão duas, e esta é a terceira,
Já este quartetinho está no cabo.

Na quinta torce agora a porca o rabo:
A sexta vá também desta maneira,
na sétima entro já com grã canseira,
E saio dos quartetos muito brabo.

Agora nos tercetos que direi?
Direi, que vós, Senhor, a mim me honrais,
Gabando-vos a vós, e eu fico um Rei.

Nesta vida um soneto já ditei,
Se desta agora escapo, nunca mais;
Louvado seja Deus, que o acabei.


Assinale a alternativa incorreta:

a) A sátira é um gênero que pretende despertar o riso do público.
b) Além do divertimento, a sátira pretende moralizar a sociedade.
c) Podemos afirmar que este gênero é conservador.
d) O conservadorismo da sátira está no fato que pretende punir, através do ridículo, aqueles que transgridem as leis sociais.
e) A sátira é um gênero revolucionário que pretende abolir as instituições estabelecidas como a Igreja e a Monarquia.


13) Ainda sobre o soneto acima, assinale a alternativa incorreta:

a) O poeta faz uma brincadeira com as próprias regras do soneto.
b) O personagem é satirizado pois não tem nenhuma qualidade digna de louvor, por isso, compor o poema é algo penoso e difícil para o poeta.
c) O personagem é cheio de virtudes, o que tornar extremamente difícil fazer-lhe um elogio à altura de suas qualidades.
d) O personagem é vítima da sátira, pois pretende obter honrarias (no caso um soneto) em sua homenagem para as quais ele não é digno.
e) Ao ridicularizar o personagem, o poeta mantém uma posição conservadora, pois repõe a ordem social no lugar.


14) O gênero épico é formado por obras (em verso ou em prosa) de extensão maior, em que um narrador apresenta personagens envolvidos em situações e eventos. As grandes navegações portuguesas a partir do século XVI também foram representadas em versos escritos na literatura portuguesa do século XVI. Qual o nome mais expressivo dessa época na literatura portuguesa?

a) José Saramago
b) Eça de Queiroz
c) Luis Vaz de Camões
d) Carlos Drummond de Andrade
e) Paulo Leminski


15) Segundo o site da professora Regina Célia, o gênero dramático compreende as seguintes modalidades:

a)
Comédia, tragicomédia, farsa e suspense.
b) Terror, comédia, tragicomédia e suspense.
c) Novela, drama, comédia e farsa.
d) Suspense, drama, terror e comédia.
e) Tragédia, comédia, tragicomédia e farsa.

segunda-feira, 10 de março de 2008

GÊNERO DRAMÁTICO

Utilizando ferramentas de buscas pela internet (sites como o google, por exemplo) vocês pesquisarão algumas definições para o gênero dramático. Após a pesquisa vocês procurarão definir com suas próprias palavras o termo pesquisado para postarem aqui no weblogger. (Lembrem-se que a definição tem que ser diferentes daquelas já observadas em aulas anteriores).
A segunda atividade consiste na pesquisa de exemplos de peças do genêro dramático e seus respectivos autores.
Não esqueçam de no final do cometário postarem seus nomes!

terça-feira, 4 de março de 2008

GÊNERO LÍRICO

Durante essa semana o tema focado será gênero lírico. Vocês devem, como nas semanas anteriores, pesquisar a respeito de tal assunto.
Logo em seguida respondam:
1 - O que é gênero lírico?
2 - dentro do gênero lírico existem três subgêneros que são classificados como partes integrantes do gêneo e são mais conhecidos que o haicai. Quais são?
3 - Cite um exemplo de cada um dos três.
4 - Existem alguns autores que com o passar dos anos se tornaram clássicos da história da literatura mundial e que são classificados como autores do gênero lírico. Cite um exemplo.
5 - Cite dois exemplos de obras que podem ser classificados como gênero lírico desse autor.

Depois de respondido esse questionário, postem aqui no blog suas respostas. Não esqueçam de postar com o nome de vocês.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

TIPOS DE GÊNEROS LITERÁRIOS

Após pesquisar a respeito da definição do que seria gênero literário, durante essa semana iremos pesquisar quais são os gêneros existentes, como ele se classificam e posteriormente iremos pesquisar uma obra correspondente a cada uma dos gêneros existentes.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Gêneros Literários

Após ler e pesquisar a respeito dos gêneros literários, defina a partir das fontes que você consultou a definição desse termo e o publique em nosso blog em comentários.