domingo, 27 de abril de 2008

CONSUMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O ritmo de consumo dos recursos naturais disponíveis supera a capacidade de recuperação da Terra.
É o que mostra o Planeta Vivo 2006, relatório bianual divulgado pela WWF.
Os números gerais indicam uma acentuada perda de recursos naturais.
Os dados mostram que o consumo é mais acentuado nos países desenvolvidos. Porém as maiores perdas (biodiversidade, biomas) encontram-se em áreas em desenvolvimento. Em 30 anos, 55% das populações de espécies tropicais desapareceram por causa da conversão de habitats naturais em lavouras e pastagens. No mesmo período, as populações de espécies de água doce analisadas sofreram redução de 30%. Em apenas dez anos, metade dos manguezais da América Latina foi destruída.

A “pegada ecológica”, mede a demanda da humanidade sobre a biosfera (ex.: quantos hectares uma pessoa necessita para produzir o que consome por ano). De acordo com o relatório, o maior consumo per capita de recursos são nessa ordem : Emirados Árabes, EUA, Finlândia, Canadá, Kuat, Austrália, Estônia, Suécia, Nova Zelândia, Noruega, Dinamarca, França, Bélgica, Reino Unido, Espanha, Suíça, Grécia, Irlanda, Austria...

A demanda da humanidade é 25% maior do que a oferta de recursos naturais, a ponto de ameaçar a capacidade de regeneração do planeta.

Além da redução do uso de combustíveis fósseis, no relatório são sugeridas várias medidas urgentes como:
- planejamento familiar, oferecendo à mulher melhoras no acesso à educação, saúde e oportunidades econômicas;
- redução do consumo em países desenvolvidos;
- redução dos recursos usados na produção de bens e serviços;
- aumento das áreas produtivas com a recuperação de áreas degradadas
- e incremento na produtividade por hectare, levando em consideração aspectos tecnológicos e de degradação.

O desafio é desenvolver sem destruir.

O texto relata sobre a importância da preservação de nosso planeta para que não haja o esgotamento de nossos recursos naturais em pouco tempo. Baseado no texto acima, foi selecionada a letra de uma canção do início da década de 80 composta por Ronaldo Bastos e Beto Guedes para que vocês a interpretem de maneira livre, e a partir de então, produzam slides no microsoft power point para exibições posteriores.




O Sal da Terra
Composição: Beto Guedes/Ronaldo Bastos

Anda, quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa, vem que tá na hora de arrumar
Tempo, quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante, nem por isso quero me ferir
Vamos precisar de todo mundo prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado e quem não é tolo pode ver

A paz na Terra, amor, o pé na terra
A paz na Terra, amor, o sal da...
Terra, és o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro, tu que és a nave nossa irmã
Canta, leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com teus frutos, tu que és do homem a maçã
Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois
Deixa nascer o amor
Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor
Deixa viver o amor

Mãos à obra!!

Grupo: Gabriel Santana; Luana Tainah;Herlley Leal.




Alunas: Natália Leite e Letícia Valença

REFLITA...

segunda-feira, 21 de abril de 2008

DIA DO PLANETA TERRA

Estamos vivendo um período de transição histórica, no qual a consciência dos conflitos entre atividades e meio ambiente está literalmente explodindo... Jamais em nossa história tivemos tanto conhecimento, tecnologia e recursos. Em nenhum outro momento tivemos tantas capacidades. O tempo e as oportunidades vieram romper com as tendências negativas do passado.
Nossa vida está intimamente ligada aos recursos que o nosso planeta oferece: ar, água, terra, minerais, planta, animais. A extensão do impacto humano sobre a Terra depende do número de pessoas existentes e da quantidade de recursos utilizados. O uso máximo de recursos que o planeta ou uma determinada região pode sustentar define a sua capacidade de provisão. Esta capacidade pode ser aumentada pela agricultura e pela tecnologia, e geralmente isto ocorre à custa da redução da diversidade biológica ou da perturbação de processos ecológicos. A capacidade de provisão é limitada pela capacidade da natureza de se recompor ou absorver resíduos de modo seguro. As nossas civilizações estão hoje ameaçadas porque utilizamos mal os recursos e perturbamos os sistemas naturais. Estamos pressionando a Terra até os limites de sua capacidade.
Centenas de milhões de pessoas lutam na pobreza, privadas de uma qualidade de vida tolerável. A cada ano, milhões de pessoas morrem de desnutrição e de doenças que podem ser evitadas. Esta situação não é apenas injusta, ela ameaça a paz e a estabilidade de muitos países e do mundo.
Se tantas pessoas padecem hoje de uma qualidade de vida inadequada, como farão tantos bilhões a mais para conseguir a comida, a água, os cuidados médicos e o abrigo de que necessitam? Como poderemos sustentar este enorme aumento no número de seres humanos sem causar danos irreversíveis à Terra? Com certeza não será continuando a viver como fazemos hoje. É preciso encontrar novas maneiras de viver e se desenvolver, maneiras que preservem a vitalidade da Terra e que sejam, portanto, sustentáveis a longo prazo.
Disto tudo podemos extrair uma lição: é preciso estar atento ao tema da conservação em ações que podem afetar o meio ambiente, estudar cuidadosamente os efeitos destas ações e aprender rapidamente com os erros. Para diminuir o sofrimento e o risco de crises ambientais, o desenvolvimento deve tomar outro rumo. As pessoas e a sociedade podem progredir, estando atentas aos cuidados com a Terra.

Baseado no texto, responda:

Se tantas pessoas padecem hoje de uma qualidade de vida inadequada, quais medidas poderíamos adotar para termos uma vida e um planeta melhor?

terça-feira, 8 de abril de 2008

NOSSO MEIO AMBIENTE

Os anos 90 representam a década do meio ambiente, não por decisão nossa, mas porque os acontecimentos quase fogem ao nosso controle. A ecologia profunda vê os seres humanos como apenas um fio na teia da vida. Reconhece que estamos todos ligados à natureza e somos dependentes dela. Cada organismo — da diminuta bactéria, passando pela vasta gama de plantas e animais, até chegar aos seres humanos — é um todo integrado e, portanto, um sistema vivo.
Uma ética ecológica profunda faz-se urgente hoje, especialmente na ciência, já que a maior parte daquilo que os cientistas estão fazendo não preserva a natureza, mas a destrói:
Físicos criam armas que ameaçam varrer a vida do planeta;
químicos contaminam o meio ambiente;
biólogos criam novos e desconhecidos microrganismos sem medir as conseqüências;
cientistas torturam animais em nome do progresso científico.
Com todas essas atividades em marcha, é claro como a luz do dia que introduzir padrões éticos na ciência moderna é mais do que urgente. Precisamos estar dispostos a questionar tudo e abandonar a busca cega de crescimento irrestrito. Uma sociedade sustentável é aquela que não reduz as oportunidades das futuras gerações.
A terra é nosso lar comum e criar um mundo sustentávelpara nossos filhos e para as futuras gerações é tarefa de todos nós.

Baseado no texto acima escreva um texto para ser postado blog sobre a seguinte pergunta:

Vale a pena sacrificar a natureza a favor do desenvolvimento?

Justifique sua resposta.

terça-feira, 1 de abril de 2008

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR

Produzir um texto ESCRITO e INDIVIDUAL a partir de pesquisas feitas em jornais, internet, revistas e outras fontes consultáveis sobre A IMPORTÂNCIA DA INTERNET NOS DIAS ATUAIS. Atividade individual para ser entregue no dia 08 de abril de 2008 de forma ESCRITA.

OBS: O trabalho não será aceito em outra data que não seja a marcada.